Entenda a importância de saber seu tipo sanguíneo


O exame, que pode ser agendado por meio do Whatsapp, é realizado de forma rápida e indolor e não exige nenhum tipo de preparação prévia. Além disso, pode ser realizado a partir de qualquer idade. Em adultos e crianças, a amostra é obtida por meio de uma veia do braço; em bebês, a coleta pode ser realizada a partir de uma picada no calcanhar.


A análise da tipagem sanguínea deve ser feita por meio de um laboratório especializado, como o Lagam. Após a coleta de sangue, o laboratório faz testes de compatibilidade em lâminas com reagentes, utilizando os anticorpos anti-A e anti-B para determinar a presença ou ausência dos antígenos. Assim, é possível identificar se o paciente é tipo A, AB, B ou O.



Conhecer seu tipo de sangue é essencial para diversos momentos. Além de facilitar os atendimento gerais de saúde, ter essa informação é necessário para a realização de doações de sangue, transfusões e cirurgias. Para mulheres no período de gestação, o dado ainda traz outro benefício: a possibilidade de determinar o risco de incompatibilidade entre a mãe e o feto.